Introdução
Sobre o Título
O título do
livro têm a intenção de despertar nos leitores a idéia de que a filosofia
espírita têm plena possibilidade de abarcar outras filosofias e religiões sob
sua perspectiva específica, muitas vezes esclarecendo determinados aspectos
destas religiões que ficam à sua vista mais interessantes, complexos e
satisfatórios à razão humana. No entanto, como este livro trata de um tema, que
por sua natureza, supera aquilo que se entenderia por conhecimento máximo da
realidade, deve ser dito que a última hipótese, mesmo sendo a mais satisfatória
não será ainda a verdade última. Esta é a confissão da ignorância humana, é
esta afirmação inteligente, pois mais sabe aquele que têm consciência de que
não atingiu a verdade derradeira que aquele que firma os pés na ilusão que
criou a si mesmo.
O
espiritismo trata-se de um processo, no qual estão inseridas vertentes
filosóficas, científicas e religiosas, para fins didáticos entendendo o termo
religião como re-ligação com Deus optou-se por chamar o termo religião também
pela palavra transcendência. O caminho a percorrer será extenso, intenso e
árduo, por vezes ainda teremos a infelicidade de notar que perdemos a direção
de nossos próprios ideais, devendo retomar rumos antigos, é pois um desafio de
incomensurável dificuldade a discussão que aqui se dará.
A
instituição espírita Kardecista Seara Bendita será uma fonte de direcionamento
ao trabalho que aqui se pretende executar, fornecendo com seu curso de
espiritismo alguns subsídios importante ao andamento das discussões que aqui
serão proposta, espero instigar o leitor de tal maneira que este por vezes
sinta que o mundo é tal como é, ainda que não fora conhecido desta maneira por
ele. Pois tudo depende da maneira como é interpretado, unificar uma visão à
respeito de determinado assunto, é fazer com que todos entrem em comum acordo,
utilizando-se de raciocínio específico, quando direcionarem-se à algo, que quer
que seja.
O mundo
hoje, é dividido em muitas opiniões, hábitos, sistemas educacionais, religiões
e filosofias. Sabe-se no entanto que as filosofias eternas, ou perenes irão
prevalecer à qualquer opinião retrógrada que se possa infundir, ou às idéias
análogas que se desenvolvem com grande facilidade em meado ao século XXI, Adous
Huxley nos trás sabiamente uma série de trechos dos grandes sábios em seu livro
“Filosofias Perene”, assim como ele o fez, todos nós, integrantes de uma só
sociedade humana, deveríamos nos esforçar no intuito de encontrar as verdades
ultimas comuns à humanidade. O esforço desta unificação tão benéfica é uma das
funções do espiritismo, o que não lhe confere quaisquer vantagens com relação à
outras filosofias, senão apenas confirma a tendência natural do ser humano à
desvendar a verdade última do universo: a metafísica do mundo. Como se trata-se
de um instinto animal, o homem parece ter sede de conhecimento, a maior dádiva
que podemos conceder à um semelhante é direcionar o busca de seu conhecimento à
um caminho profícuo e verdadeiro, deixando desvanecerem-se as ilusões, que são
por suas vezes criadas igualmente pela sede de conhecimento, no entanto
percrustam caminhos obscuros e por vezes até pérfidos nas sendas do
desenvolvimento intelectivo.
O
intelecto nos proporciona uma visão de mundo, não em si o intelecto, mas mais
especificamente a lógica e a razão nas teorias filosóficas, não é coincidência
que haja em todo o mundo tendências filosóficas comuns, esta é a maior prova de
que a verdade é uma só, e as diferenças poucas são devidas apenas às visões
distorcidas. Não quero dizer aqui, de maneira errônea e precipitada, que o
espiritismo compõem-se de uma filosofia da questão pós-morte mas correta, certa
e verdadeira que qualquer outra filosofia. Obstinadamente o objetivo não é
defender o espiritismo, mas sim a verdade que mais nos convença e satisfaça,
mesmo que esta verdade não seja necessariamente a mais apraziva ou agradável.
Assim,
das filosofias do mundo, podemos extrair os valores comuns, e os mais
interessantes, colocá-los sob o prisma do espiritismo desenvolvido por Allan
Kardek e esclarecer aquilo que antes era obumbrado. Por outras vezes não faria
esta metáfora de prisma, mas sim colocar cada filosofia como uma tinta de
tonalidade distinta, juntá-las todas num quadro e compor uma nova filosofia,
mudando até aquilo que se entendia antes como espiritismo, pois a filosofia é
um processo de constante descoberta, não deve haver dogmas, mentiras ou
verdades infundadas.
Tudo
aquilo que é novo provoca-nos surpresas, e outras vezes chega à nos assustar,
aqui por certo, neste compêndio , serão encontradas novas verdades, sugerências
de possibilidades diversas no campo das noções filosóficas espirituais. O
intuito é engrandecer, crescer e direcionar o assunto num rumo de maior
envergadura, que Deus nos auxilie nesta empreita, e que possamos dela
aproveitar todos os ensinamentos, com a complexidade que satisfaz as exigências
intelectuais, e com a simplicidade que demana o coração humano.
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